Workshop do Desenvolvimento do Quadro Associativo reúne os distritos 4510 e 4621

José Claudiney Rocco, Coordenador do Rotary
José Claudiney Rocco, Coordenador do Rotary

Sob a organização de José Claudiney Rocco, Coordenador do Rotary, foi realizado neste sábado, 10/10, com início às 09h00, o Workshop do Desenvolvimento do Quadro Associativo dos distritos 4510 e 4621, virtualmente pela plataforma Zoom.

O evento reuniu dois distritos e teve como convocadores os Governadores Nestor Silveira do Amarilho, distrito 4510, e Sérgio Adriano Lelli, distrito 4621.

O workshop contou também com a participação de lideranças destes e de outros distritos, rotaractianos e do Diretor de Rotary International Mário César de Camargo.

O coordenador Regional, José Claudiney Rocco, lidera esta força tarefa cujo objetivo é apresentar cases de sucesso e práticas organizadas, para que os clubes através de seus dirigentes, busquem alternativas planejadas para fortalecerem os seus quadros associativos.

Abrindo os trabalhos foi expositor o Diretor de Rotary International, 2017-2019, Paulo Augusto Zanardi, que destacou a importância dos presidentes dos clubes em “cuidarem de seus clubes”, como primeiro passo para terem um quadro associativo equilibrado e atuante. Como segundo ponto, da necessidade de se “conhecer a sua comunidade” e o terceiro passo “ter conhecimento, estar preparado, consequentemente irão atender as prioridades das suas comunidades.

“Os clubes devem implantar o planejamento estratégico e os resultados indiscutivelmente os resultados serão melhores”, disse Zanardi.

O Rotary cresce em virtude na fundação de novos clubes, mas antes de organizar um novo clube tem que planejar, saber qual é o real objetivo, saber quais as necessidades reais de sua comunidade e apresentar isso para o novo clube. “Não se deve fundar um clube para depois discutir o que fazer, façam isso antes”, finalizou Zanardi.

Fizeram uso da palavra na sequência: José Claudiney Rocco, Mário César de Camargo, Nestor Silveira do Amarilho, Sergio Adriano Lelli e Érica Fernandes da Mota, RDR 2018-19, Diretora da CNP Mdio Rotaract Brasil.

Todos destacaram cases de sucessos para o fortalecimento do quadro associativo e o papel do Rotaract nesse processo, neste novo momento das alternativas que o Rotary oferece.

“Os clubes que não queiram crescer, não podem impedir que outros surjam”, destacou Mário César.

O Rotary mudou ao longo destes 40 anos de quando fui admitido. “Os clubes devem acompanhar a evolução dos tempos, não admitir mulheres é um erro. As mulheres e os jovens são nossas grandes oportunidades. O mundo é constituído em sua população de 50% de mulheres e neste sentido temos muito que crescer”, falou Mário César.

O diretor apresentou também números de cidades com clubes no Brasil e o quanto isto pode ser explorado em crescimento para a organização. “É tudo questão de planejar, acreditar e fundar novos clubes”, finalizou o Diretor de Rotary International.

José Claudiney Rocco apresentou as diversas oportunidades de fundação de novos clubes, como e-clubes, clubes passaporte, clubes coorporativos e clubes satélites, por exemplo.

“O Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitários (NRDC), oferece excelentes oportunidades de engajamento e de motivação para os associados dos clubes. “É uma forma de atrair novos associados diante das ações que são realizadas na comunidade”, disse Rocco.

Os demais expositores também destacaram seus casos de sucesso e os exemplos que podem ser aproveitados para que o Rotary cresça e se fortaleça.

Nestor Silveira do Amarilho, falou da criação do Rotary Club Satélite da Amizade, que tem como clube padrinho o Rotary Club de Assis do Vale, onde às esposas da Casa da Amizade compõe o quadro associativo. O Governador Sérgio Adriano Lelli citou na sua apresentação a escolinha para novos associados e a equipe do quadro associativo que entra em contato com os presidentes dos clubes, com menos de 10 e 15 associados, para estudar estratégias que podem ser utilizadas para o crescimento destes clubes.

Érica Fernandes da Mota, apresentou os cases de sucesso do Rotarcact, a dupla associação como uma das grandes oportunidades que deve ser levada em consideração pelos rotarianos.

Abordou também a questão econômica como uma das dificuldades do rotaractiano em não ser associado do Rotary. O associado do Rotaract está se organizando para a sua vida profissional, e financeiramente muitos não reúnem ainda condições em terem uma dupla associação.

 O Rotaract une jovens a partir de 18 anos para trocarem ideias, aprimorarem suas habilidades de liderança, ajudarem o próximo e se divertirem ao longo do caminho. Em todo o mundo, associados do Rotary e do Rotaract trabalham lado a lado em projetos humanitários

O importante nisso tudo é que “precisamos ouvir antes de agir, é fundamental conhecer a sua comunidade”, comentou Rocco.

“O quadro associativo do Rotary é nosso maior patrimônio. Quando nosso número de associados aumenta, nossos clubes ganham vida, temos mais a mostrar ao mundo e dispomos de mais recursos para ajudar as comunidades a prosperar. A experiência dos associados é a prioridade organizacional interna mais alta do Rotary, a erradicação da pólio continua sendo a prioridade externa mais alta do Rotary. Use estas estratégias para ajudar seu distrito a priorizar o desenvolvimento do quadro associativo”, disse Rocco.

O objetivo do Coordenador do Rotary é promover proativamente o Plano Estratégico do Rotary, facilitando o apoio e fortalecimento dos clubes existentes e o estabelecimento de novos clubes e clubes satélites. Eles trabalham em colaboração com os distritos para apoiar e incentivar rotarianos e clubes a aumentar o recrutamento e a retenção dos associados, organizar novos clubes e clubes satélites e promover a participação em programas do Rotary. Os Coordenadores do Rotary também inspiram, motivam, treinam, aconselham, criam estratégias, comunicam e promovem o Rotary nos distritos em que atuam.

Após as apresentações, foram realizadas perguntas e respondidas pelos palestrantes.

O Coordenador Assistente do Desenvolvimento do Rotary, Luiz Carlos de Melo, do distrito 4510, agradeceu aos palestrantes e destacou a riqueza dos temas apresentados e da importância do que foi passado a todos, “perdeu quem não compareceu”.

 

O Rotary Abre Oportunidades.

Gesner Dias Júnior

Coordenador Assistente de Imagem Pública – Região 31

 

 

Fotos

Localizar site dos clubes